Artigos, Destaques, Notícias › 30/05/2018

MARIA E OS DESAFIOS DA HUMANIDADE

Este mês, prestamos uma atenção particular aos leigos e à sua missão, ao mesmo tempo que celebramos o mês de Maria. É uma ocasião muito apropriada para ter presente a Exortação “Gaudete et exsultate”, na qual o Papa Francisco faz um chamado à santidade a cada um de nós.

Na sua Exortação o Papa realça que Maria viveu “como ninguém as bem-aventuranças de Jesus”. Entre outras qualidades a que faz referência, diz-nos que Maria “é a mais abençoada dos santos entre os santos, Aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha”. Ela “não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para lhe explicar o que se passa conosco” (n. 176). Por isso, a nossa oração a Maria deve ser simples.

Diz-nos, por outro lado, que existem estilos femininos de santidade, os quais são “indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo”. Mesmo em épocas em que foram postas de lado, o Espírito Santo suscitou santas. Entre elas, temos o exemplo de Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila e Teresa de Lisieux. Recorda-nos que há também muitas outras mulheres desconhecidas ou esquecidas que foram um testemunho transformador para as suas famílias e comunidades (n. 12).

Todas estas mulheres, a começar por Maria, fizeram uma experiência do Senhor que, no seu caminho espiritual, as foi ensinando a doar suas vidas ao próximo. O coração de Maria é um coração cheio da presença do seu Filho, um coração habitado pelo Coração de Jesus. Antes de acolher Jesus no seu corpo já o tinha acolhido no seu coração.

No nosso Itinerário Espiritual da Recriação do AO, que é uma escola do coração, apresentamos, no nº 7, o tema: “Damos a vida com Ele”. Aqui, a união com Cristo leva-nos a entregar ou dar a vida pelos outros, como Ele fez. É um convite a dizer o nosso sim ao Senhor, com generosidade, a exemplo de Maria de Nazaré e de tantas outras mulheres que percorreram um caminho de santidade.

Luiz Ramírez, SJ

Assistente Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e MEJ

Roma – Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X