Artigos, Destaques, MEJ, Notícias › 30/03/2022

UMA NOITE COM CRISTO

Por Pe. Eliomar Ribeiro, SJ

Vivemos uma experiência linda, nas “24 horas para o Senhor” (25/03/22), de Vigília noturna com jovens do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) das dioceses do Estado do Rio de Janeiro, no Corcovado, aos pés do Cristo Redentor. Iniciamos com a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal dom Orani Tempesta, que aproveitou a ocasião para renovar a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Coração Imaculado de Maria, em sintonia com o Papa Francisco. Houve também um tempo de Catequese com o tema da Misericórdia, com Pe. Claudio, diretor do MEJ na diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda. Momento forte foi o Lucernário, diante do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo diretor nacional do MEJ, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, além da contemplação das Sete Dores de Nossa Senhora através do teatro e da oração, concluindo com o Terço da Misericórdia.

O tempo passou rápido demais e sem que percebêssemos o dia nasceu e tudo o que experimentamos foi como um instante. Regado a música, silêncio, dança, contemplação, adoração, oração, abraços, confissão, comunhão, era possível perceber a alegria no rosto dos 200 jovens e assessores que estiveram presentes. Que alegria a presença durante toda a noite dos padres que celebraram com os jovens o sacramento da reconciliação.

Voltamos para casa de alma lavada, de coração aquecido, com vontade de continuar animando os jovens para que vivam ao estilo de Jesus. Os jovens são o sonho de Deus entre nós. Basta um pouquinho de atenção, um ombro amigo, para que eles se sintam acolhidos. Enquanto a cidade continuava no seu frenesi noturno, nós subimos a montanha para um instante de transfiguração. O Senhor manifestou e nós vimos a sua glória.

Ainda extasiado com tudo que vivenciamos, fico a imaginar o que cada jovem vai contar aos outros jovens do MEJ, aos seus pais, seus irmãos, seus avós, seus amigos e parentes. É preciso testemunhar as coisas boas. Que a pandemia não vença a nossa vontade de servir ao Reino, como Cristo nos pede.

Deus seja louvado pelo trabalho de tantas pessoas que de mãos dadas não mediram esforços para que esse momento acontecesse. Vamos sonhar com a possibilidade de outros encontros assim, oferecendo a tantos jovens espaços de sentido e felicidade para que suas vidas tenham maior valor e possam ser o brilho de Deus neste mundo.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X