Artigos, Destaques, Notícias › 10/07/2019

AS VESTES DO DIRETO E DA JUSTIÇA

O Vídeo do Papa deste mês de julho, pedindo-nos para rezar por aqueles que administram a justiça, para que possam trabalhar com integridade e respeitar a dignidade humana, nos apresenta o eterno dilema daqueles que assumem a missão de julgar e fazer justiça.

Como diz o ditado popular: “a mesma justiça que prende é a que solta”. A dificuldade está na ação de juízes que se deixam corromper e vendem suas sentenças por altas quantias de dinheiro e vantagens econômicas. Não poucas vezes vemos notícias assim estampadas em nossos noticiários.

O profeta Isaías já denunciava tal situação muitos anos antes de Cristo: “Levaram embora o direito, a justiça fica parada de longe, a verdade desmaiou em praça pública, a sinceridade não pôde chegar” (Is. 59,14).

Para o Santo Padre, a justiça não pode ser apenas uma “roupa extra” ou um disfarce usado para determinadas ocasiões. É preciso rezar pelos responsáveis ​​por transmitir e garantir a justiça para que realizem seu trabalho com integridade, imparcialidade e transparência, sem interesses pessoais egoístas ou agendas ocultas. As decisões tomadas pelos juízes influenciam os direitos e bens dos cidadãos, lembra o Papa.

A intenção mensal de oração do Papa é um desafio da humanidade que nos é apresentada para que possamos mobilizar o próprio coração e chegar ao Coração de Cristo com gestos concretos. Os sofrimentos dos pobres, que tantas vezes têm seus direitos negados por quem deve fazer justiça, é o grande pedido que devemos ter em conta durante esse mês.

É importante também rezar pelos juízes, advogados, promotores de justiça para que se deixem conduzir pelo Espírito Santo de Deus, tal como fez Salomão que pediu a Deus apenas Sabedoria para bem governar o seu povo.

Pe. Eliomar Ribeiro, SJ

Diretor Nacional do Apostolado da Oração e MEJ

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X