Artigos, Destaques › 24/08/2022

Vocação: um chamado para todos

Vocação: um chamado para todos

Estamos chegando ao final do mês dedicado às vocações, um tempo precioso para refletirmos sobre a nossa vocação cristã e renovarmos o nosso SIM ao chamado de Deus para trabalhar na Sua messe.

O Papa Francisco nos traz alguns pontos para nos ajudar nessa reflexão: “Jesus afirma que ‘a messe é grande’. Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. Evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós”. Essa verdade encontramos na Bíblia e compreendemos que o chamado sempre é de Deus, Ele sempre toma a iniciativa.

O Papa nos diz que, se é verdade que Deus quando chama nunca nos abandona, na realização do seu projeto sobre nós, é verdade, também, que Ele conta com a nossa adesão e a nossa colaboração. Isto também pode ser confirmado na Sagrada Escritura, quando Samuel se colocou à escuta, Isaías que se coloca à disposição para ser enviado, Maria que aceita o plano da salvação, os Apóstolos que deixam seus afazeres para seguirem Jesus, Paulo quando pergunta ao Senhor o que deve fazer…

Segundo o Papa, “toda a vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho… é necessário superar os modos de pensar e de agir que não estão conformes com a vontade de Deus. Na raiz de cada vocação cristã, há este movimento fundamental da experiência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo”.

Isto nos lembra as palavras de Jesus quando disse aos discípulos e aos que queriam lhe seguir: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Mc 8, 34).

A nossa vocação cristã se solidifica a partir do momento em que nos despojamos de nós mesmos e nos colocamos à disposição de Deus, para cumprir a Sua vontade.

Francisco explica que “esta ‘saída’ não deve ser entendida como um desprezo da própria vida, do próprio sentir, da própria humanidade; pelo contrário, quem se põe a caminho no seguimento de Cristo encontra a vida em abundância, colocando tudo de si à disposição de Deus e do seu Reino.

Quem se coloca a caminho com Jesus Cristo e assume sua vocação tem que viver como Ele viveu, sentir o que Ele sentiu e fazer como Ele fez. No contexto da última ceia, ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus disse: “Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós” (Jo 13, 15).

A vocação não é para a pessoa que foi chamada, não é para benefício próprio, para promover-se, para exaltar-se. Vocação é verdadeiramente serviço. Vocação é o dom do Espírito para o bem comum.

A nossa vocação nasceu no coração de Deus. Que o nosso coração seja essa terra boa para acolher o chamado de Deus e florescer para o bem da humanidade, independentemente da nossa idade, condição, cultura e estado de vida.

 

Angélica Cunha

Assessoria de Comunicação e Marketing

Fonte de pesquisa: ACI digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X