Artigos, Destaques, Notícias › 02/06/2017

A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS

Na tradição da Igreja, a primeira sexta-feira do mês é dedicada à meditação do mistério da entrega de Jesus na cruz, por nosso amor, tornando presente a memória da Sexta-Feira Santa. Não é recordar apenas a dor e o sofrimento, como se fosse um dia triste, mas sim o dia de celebrar o extremo do amor de Jesus por todos nós. Por isso, ao recordar este amor, também se vive de modo mais intenso a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A primeira sexta-feira é um dia particular, de uma grande profundidade e beleza. Centra o cristão no essencial da manifestação de Deus como Aquele que vem a nós, morre pelos nossos pecados e salva-nos pela sua cruz.

O Apostolado da Oração tem como núcleo da sua espiritualidade a consciência da entrega de Jesus pelo mundo e, nesta entrega, aprende o seu modo de vida, isto é: oferecer-se, na oração e na ação, àquilo que Deus pede em cada momento do dia, disponibilizando-se a ser, nas próprias circunstâncias, um instrumento ao serviço da missão que Jesus quer continuar a realizar no mundo.

O guia de orientação deste oferecimento concretiza-se nos desafios que o Santo Padre confia ao Apostolado da Oração, as suas grandes preocupações pelo mundo e pela Igreja. Nas intenções do Papa, em cada mês, o Apostolado da Oração assume um novo compromisso e renova a sua missão.

Deste modo, a primeira sexta-feira é o dia em que o Apostolado da Oração, como rede mundial de oração do Papa, se une e se envolve com aquilo que o Papa pede para cada mês. Nas mais variadas circunstâncias e contextos, nos grupos do AO, nas celebrações comunitárias, na celebração da Eucaristia, usando as propostas disponibilizadas através das novas tecnologias, sites, redes sociais, aplicativos, sabemos que milhões de pessoas, nesse dia, se comprometem com a missão de Jesus. É o dia de ativação da Rede Mundial de Oração do Papa.

Recomenda-se que, se possível, nesse dia possamos participar na Eucaristia. Não sendo possível, que não se deixe de assumir um compromisso concreto com a Rede Mundial de Oração do Papa, a nível pessoal ou comunitário. Este é o primeiro nível, mais básico, de participação nesta Rede Mundial: rezar e agir na linha das intenções do Papa, tendo a primeira sexta-feira do mês como o dia em que o Apostolado da Oração se confirma como grande família de oração e ação ao serviço do mundo e da missão da Igreja.

 

Antônio Valério, SJ

Diretor do Rede Mundial (AO) de Portugal

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X