Artigos, Destaques, Notícias › 16/02/2018

SUPERAR QUAL VIOLÊNCIA? A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DÁ O QUE PENSAR!

Campanha da Fraternidade 2018 é um convite à conversão, no qual cristãos se empenhem na transformação de todas as realidades de violência.

O tema da segurança pública é uma pauta sempre presente nas campanhas e debates políticos, pois corresponde a uma real preocupação dos cidadãos e cidadãs. Esse debate, porém, está muito restrito a algumas formas de violência. Refletir sobre a superação da violência pressupõe tocar em muitos pontos, pois este é um mal que poderíamos chamar de “camaleão”: está muitas vezes camuflado e onipresente em nosso cotidiano. É o que a Campanha da Fraternidade deste ano, proposta pela CNBB, quer debater. Mais que isso, é um convite à conversão, no qual cristãos e cristãs se empenhem na transformação de todas as realidades de violência. É certo, no entanto, que esse debate extrapola o cristianismo e, além de ser de interesse de toda a população, é uma questão sempre urgente.

A urgência do debate a respeito da superação da violência, em todas as suas formas, é um verdadeiro sinal dos tempos e, por isso, torna-se questão teológica. É por isso que as religiões precisam se debruçar sobre essa questão, se não querem perder o fio da história. A superação da violência é uma conversa e um grito que já ocupa o espaço público. Um exemplo disso foram as campanhas contra todos os tipos de abuso contra mulheres, no último carnaval, sob o mote “não é não!”. As redes sociais são muito importantes nessa apropriação do tema por vários setores da sociedade: elas têm sido um importante canal de conscientização e de denúncia. Claro que tal cenário de resistência tem encontrado forte reação, o que também podemos acompanhar pelas redes sociais.

Resistência e reação são duas atitudes que revelam a ambiguidade de nossa história, também quando a questão é sobre a violência. É espantoso que a segurança pública seja um dos temas mais importantes no cenário político-social do país e que a maior parte dos defensores da pena de morte se autodeclarem cristãos e cristãs. Também provoca espanto o fato de que haja cristãos e cristãs, aqui inclusos presbíteros que se orgulham ao posar para fotos portando armas de pesado calibre, empenhados na defesa pelo armamento da população, como se a história já não nos tivesse dados provas o suficiente de que violência só gera mais violência. Em ano eleitoral, um alerta de uma real ameaça é a escolha por candidatos que proponham respostas fáceis – e desumanas – para a solução do problema da violência, quando, na verdade, seus discursos são pura agressividade, ódio e desrespeito aos direitos humanos.

Uma palavra também precisa ser dita a respeito da violência provocada pelo próprio discurso religioso. Essa é uma realidade muito comum no cotidiano de nossa sociedade. Muitas vezes, as comunidades religiosas se prestam ao papel de propagadoras de uma ideologia travestida de religião e fidelidade ao divino, quando, na verdade, são incitação à violência, em diversificadas formas. É preciso cuidado e sensibilidade crítica, para não ceder a esta armadilha, que só faz com que as pessoas se desumanizem e que desumanizem as relações.

Felipe Magalhães Francisco é mestre em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Coordena a Comissão Arquidiocesana de Publicações, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Articula a Editoria de Religião do Portal Dom Total.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X