Destaques, Notícias › 17/03/2020

Nossa resposta é oração e compaixão

Queridos amigos,

Mais do que nunca, neste tempo de incerteza e pandemia, é importante rezar uns pelos outros e colocar a nossa confiança no Senhor. Como sabemos, o medo nunca é uma boa resposta. A resposta é a compaixão, a proximidade, o abrir o nosso coração aos outros. É este caminho que propomos como Rede Mundial de Oração do Papa: o Caminho do Coração.
Este tempo de Quaresma e de pandemia é um tempo de oração. Ao longo da história, há eventos que podemos viver como sinais que nos convidam à conversão, ou seja, a mudar o nosso coração. Quando perguntaram a Jesus: Por que razão caiu a torre de Siloé e matou toda aquela gente?, Ele não apresentou uma explicação para esta catástrofe mas, como noutras ocasiões, convidou à conversão, a viver aquele acontecimento como um sinal que convoca à urgência da nossa conversão. Qualquer catástrofe ou situação que gera sofrimento deveria despertar a nossa compaixão. É assim que o trigo e o joio se distinguem. Morremos quando nos fechamos em nossos medos, na nossa autossuficência, nas nossas fortalezas de dinheiro e poder. A vida não está aí, senão apenas em aparência. Tudo o que acontece, também as migrações, são sinais que nos chamam a mudar o nosso coração, caso contrário, como diz Jesus, “morreremos nos nossos pecados” (João8, 21).

Nesta Quaresma, o Papa Francisco recorda-nos a urgência da conversão, de viver com o Senhor “um diálogo coração a coração, de amigo a amigo. Por isso mesmo, é tão importante a oração no tempo quaresmal. Antes de ser um dever, a oração expressa a necessidade de corresponder ao amor de Deus, que sempre nos precede e sustenta. De fato, o cristão reza ciente da sua indignidade de ser amado. A oração poderá assumir formas diferentes, mas o que conta verdadeiramente aos olhos de Deus é que ela escave dentro de nós, chegando a romper a dureza do nosso coração, para o converter cada vez mais a Ele e à sua vontade”. Este tempo de Quaresma e de retiro espiritual forçado pode ser um tempo de graça, abrindo o nosso coração.
Em diversas ocasiões, o Papa Francisco rezou pelos enfermos, pelos agentes de saúde, os médicos, as enfermeiras e enfermeiros, os voluntários etc. Façamo-nos próximos dos mais frágeis e idosos que conhecemos. Como o Santo Padre nos convidou na quarta-feira, dia 11, rezemos a Nossa Senhora:

“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.
É o momento de promover e rezar mais intensamente o Rosário, com Nossa Senhora, como o Papa Francisco nos convida a fazer.
É o momento de dar a conhecer o Click To Pray e o seu mural de oração para ajudar a rezar uns pelos outros e experimentar, neste momento difícil, a oração partilhada na solidariedade e na fraternidade.

P. Frédèric Fornos SJ
Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa
(Apostolado da Oração) e Movimento Eucarístico Jovem

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X