Artigos, Destaques, Notícias › 11/03/2022

400 anos da Canonização de São Francisco Xavier

400 anos da Canonização de São Francisco Xavier

No dia 12 de março de 2022, a Companhia de Jesus e a Igreja comemora os 400 anos da Canonização de São Francisco Xavier. No mesmo dia foram também canonizados São Inácio de Loyola, Santa Teresa de Ávila, São Felipe Néri e Santo Isidoro.

Para a Igreja proclamar santo, canonizar, significa dar à pessoa uma dignidade especial e apresentá-la como exemplo de seguimento de Cristo.

Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres, nasceu no Castelo Xavier, de sua família, no dia 7 de abril de 1506 e morreu em Sanchoão, às portas da China, em 3 de dezembro de 1552. Era ainda bem jovem quando conheceu Inácio de Loyola na Universidade em Paris e sua vida deu uma reviravolta depois da experiência dos Exercícios Espirituais; juntamente com outros companheiros e Inácio fundam a Companhia de Jesus.

Foi enviado pouco tempo depois de sua ordenação para as missões no Oriente: África, Índia, Japão e finalmente China. Dele se diz que converteu mais pessoas ao cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o título de “Apóstolo do Oriente”. Morreu muito jovem com apenas 46 anos de idade no dia 3 de dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio de Loyola, um dia, lhe tinha oferecido. Posteriormente seu corpo foi sepultado em Goa, na Índia.

Seu exemplo missionário despertou o coração de tantos jovens das Universidades da Europa de seu tempo que dele receberam uma carta animando suas vidas.

Em 14 de dezembro de 1927 o Papa Pio XI proclamou São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiros das missões. Sua festa litúrgica celebrada em 3 de dezembro.

No Brasil é titular das dioceses de Registro (SP), Joinville (SC) e Itaguaí (RJ), é também padroeiro da Diocese de Macau e padroeiro de Navarra, na Espanha.

No processo de recriação da Rede Mundial de Oração do Papa, São Francisco Xavier e Santa Teresinha foram declarados nossos padroeiros. Que o testemunho desses Santos jovens desperte nossa disponibilidade apostólica para o maior serviço do Reino.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X