Destaques, Notícias › 12/11/2020

A Inteligência Artificial presente em nossa vida

O Papa Francisco na intenção do mês de novembro aborda o tema Inteligência Artificial “Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano”.

A partir daí vamos conhecer um pouco mais do que se trata a Inteligência Artificial (IA) e seus avanços.

No ano de 1956, nasceu oficialmente um campo de estudo voltado para a Inteligência Artificial (IA). A Conferência Dartmouth, em New Hampshire, Estados Unidos, formalizou o termo, determinou a missão da IA e seus pesquisadores precursores. Marvin Minsky (pai da IA), John McCarthy, Allen Newell e Herbert A. Simon foram alguns dos nomes fundamentais no processo.

O conceito de IA se refere à criação de máquinas com a habilidade de pensar e agir como humanos. Softwares que conseguem abstrair, criar, deduzir e aprender ideias. O objetivo geralmente está em facilitar tarefas do dia a dia, avançar pesquisas científicas e modernizar indústrias.

Diversos aplicativos e sites que fazem parte do nosso dia a dia utilizam a Inteligência Artificial para entender as preferências dos usuários e recomendar, respectivamente, músicas e filmes, traduzir textos de placas, rótulos e cardápios com a câmera do celular. Os carros autônomos (automóveis que transitam sozinhos) também são uma realidade e, em poucos anos, devem chegar ao mercado. Na medicina a IA está ajudando a avançar estudos sobre o câncer.

E por que tememos a Inteligência Artificial?

Na verdade, existe o medo de que as máquinas roubem os empregos dos seres humanos e isso não é novo, e tem fundamento. De acordo com a empresa de consultoria e auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC), até 2030 robôs substituirão 38% das vagas de trabalho nos Estados Unidos, 30% no Reino Unido e 21% no Japão. Os setores de transporte, armazenamento, manufatura e varejo serão os mais afetados.

Muitos trabalhos mais criativos também não ficarão de fora. Já existem softwares capazes de escrever textos jornalísticos mais básicos, como notícias de partidas esportivas e resumos financeiros. Um serviço chamado Wibbitz cria automaticamente vídeos a partir de artigos escritos.

Tudo indica que será necessária ao menos uma adaptação nas funções dentro de todo o mercado de trabalho.

Alguns benefícios da Inteligência Artificial

No ramo hospitalar, a IA tem sido muito útil na realização de cirurgias de alta precisão, na detecção precoce de doenças e na predição de surtos, ajudando os profissionais de saúde a serem mais produtivos e efetivos.

Ela é capaz de reconhecer um problema, analisar dados e, em fração de segundos, propor soluções. E isso sem receber instruções diretas de humanos.

O Hospital do Amor de Campinas (SP) utiliza uma plataforma de IA no combate ao câncer de mama. É a primeira instituição na América Latina a disponibilizar a tecnologia. Em parceria com o MIT, o projeto procura estabelecer prioridades no atendimento preventivo e, assim, reduzir o impacto causado por diagnósticos tardios.

Ainda com toda essa tecnologia, engana-se quem pensa que a popularização de robôs e plataformas de IA vá render uma medicina mais fria e massificada daqui a alguns anos.

Com os avanços tecnológicos, os médicos serão capazes de dizer mais precisamente quando um indivíduo ficará doente antes mesmo de surgirem os primeiros sintomas. Será o axioma “prevenir é melhor do que remediar” levado às últimas consequências.

A IA também começou a chegar à segurança pública, no combate à corrupção, no combate ao terrorismo como desarmamento de bombas, interceptando ataques virtuais entre outros crimes.

Intenção de oração do Papa

O Papa Francisco sabe que não temos como fugir às mudanças tecnológicas do nosso tempo e o bem que pode ser realizado por meio delas. E o olhar da Igreja deve estar atento para sabermos avançar e usufruir a IA sem causar prejuízo à humanidade.

Juntemo-nos em oração pela intenção que ele nos propõe:

“A Inteligência artificial está na raiz da mudança da época que estamos a viver. A robótica pode tornar possível um mundo melhor se estiver unida ao bem comum. Porque se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real. Os progressos futuros devem ser orientados para o respeito pela dignidade da pessoa e da Criação. Rezemos para que o progresso da robótica e da Inteligência Artificial esteja sempre a serviço do ser humano… podemos dizer, que ‘seja humano’.”

Angélica Cunha

Assessora de Marketing da Sede Nacional do AO-MEJ

Fontes:

Future Onboarding – Alfabetização do Futuro

www.saude.abril.com.br

www.olhardigital.com.br

www.techtudo.com.br

www.uol.com.br

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X