Artigos, Destaques, Notícias › 05/04/2022

Quaresma: uma proposta para a mudança de vida

Vivemos o tempo da Quaresma e hoje trazemos uma proposta para este período.

Podemos viver essa Quaresma não como um tempo de tristeza, mas como um tempo de reflexão e mudança de vida, com o objetivo de nos aproximarmos cada vez mais de Jesus por meio da oração e dos nossos gestos concretos.

A oração nos coloca em diálogo com Deus, é a nossa comunicação direta com Ele. Orar para agradecer pelos benefícios recebidos. Orar para pedir perdão pelas nossas faltas e alcançar a misericórdia. Orar para alcançar as graças que necessitamos. A oração nos torna mais fortes e nos coloca em comunhão com o Senhor. O Evangelho nos apresenta Jesus se retirando para orar diversas vezes, especialmente nos momentos de grandes decisões. A exemplo d’Ele também queremos ser pessoas de orantes e disponibilizar um tempo diário para rezar em Sua companhia, de coração aberto, com sinceridade nas palavras.

Este também é um tempo de penitência, de sacrifício. Sacrifício pode parecer uma palavra um tanto incômoda, mas tem uma certa profundidade. Se pensarmos nos sacrifícios que fazemos pelas pessoas que amamos, para alegrar a vida de alguém, sentimos grande alegria. Nesse caso, o sacrifício se torna a capacidade de se doar por amor. Não é um castigo, mas sim uma disponibilidade em servir para que o amor possa triunfar.

As penitências que fazemos durante o tempo quaresmal são pequenos sacrifícios que oferecemos a Deus. Podemos fazer os mais diversos gestos de renúncias, como também começar a praticar hábitos que “nos custam”, mas são muito benéficos. Alguns deles: acordar mais cedo e não no horário de costume, ajudar alguém que precisa, não reclamar, não falar mal das pessoas etc.

Outra prática é viver a caridade, colocar amor em tudo o que fazemos. O amor é traduzido em gestos para com o próximo, trata-se das nossas relações interpessoais, na maneira como nos conectamos e tratamos as pessoas. Não fazer nada por fazer, mas agir com bondade e generosidade em tudo o que fazemos.

Vivendo essas práticas durante a Quaresma e unidos a Jesus, certamente a nossa vida mudará e o nosso coração estará no caminho de se tornar mais semelhante ao d’Ele.

 

Angélica Cunha

Assessora de Marketing e Comunicação

Sede Nacional AO/MEJ

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X