Artigos, Destaques, Notícias › 06/08/2019

A FAMÍLIA, COMO VAI?

Neste mês de agosto, mês das vocações, o Papa nos convida a rezar de modo especial pelas famílias. É no ambiente familiar que “aprendemos coisas que permanecerão conosco durante toda a nossa vida. É onde os nossos valores são formados e, acima de tudo, é o lugar onde descobrimos pela primeira vez o amor, através dos nossos pais e irmãos, como reflexo do amor de Deus. Amar e ser amados nos torna mais humanos e nos ajuda a reconhecer o amor de Deus que Jesus nos revelou. Vivamos este amor em nossas famílias, unindo-nos em oração”, afirma o Papa Francisco.

No Vídeo do Papa, a pergunta chave: “Que mundo queremos deixar para o futuro? Deixemos um mundo com famílias. É a melhor herança possível. Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são escolas de liberdade, são centros de humanidade. As famílias constituem o primeiro lugar onde o ser humano aprende a amar; sua vocação é revelar Deus como comunhão de amor. Rezemos para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, se tornem cada vez mais “laboratórios de humanização”.

Além do ambiente sadio que ajuda no crescimento de seus membros, é vital que se reserve nas famílias um espaço para a oração, tanto pessoal como comunitária. Quem não se recorda do terço rezado juntos? Das ladainhas e benditos? Das histórias contadas, pelos avós, em noite de lua cheia na porta da casa? Há o perigo de abandonarmos valores que sustentem a vida familiar, valorizando mais o individualismo: meu programa de TV; gastar mais tempo com o celular do que os demais; almoçar e jantar sozinho etc.

Quando o Papa convida as famílias a se tornarem um “laboratório de humanização”, quer dizer que a familia está em constante processo de mudança e será preciso valorizar as novidades que aparecem sem desprezar valores importantes, que são os “elementos” que não devem faltar para uma verdadeira humanização.

Juntemos nossos corações ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração (AO e MEJ) para fazer chegar a Deus o clamor agradecido de nossas famílias que continuam dando testemunho do amor; pedindo ao mesmo Deus da Vida que continue animando e fortalecendo nossas famílias, sobretudo as que mais padecem pela violência, pelo abandono, pelo desemprego, pela falta de fé e de esperança.

Pe. Eliomar Ribeiro, SJ

Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Brasil

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X