Artigos, Destaques, Notícias › 04/10/2019

2º ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES E COORDENAÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO (REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA)

A Sede Nacional do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa), organizou o 2º Encontro Nacional de Diretores e Coordenações diocesana entre os dias 24 a 26 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba-SP. Os 200 participantes presentes vieram de 81 dioceses e de 25 Estados do Brasil. Uma grande representação da caminhada do agora “serviço eclesial” nas Paróquias do nosso país.

Conforme disse o diretor nacional, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, logo no começo, o Encontro teve como objetivo avaliar a caminhada do Apostolado no Brasil, celebrar os 175 anos do Apostolado da Oração, promover o entrosamento entre as lideranças do mesmo e debruçar sobre o esboço do Diretório Nacional para o Apostolado da Oração no Brasil, com base nos novos Estatutos promulgados no ano passado pelo Papa Francisco, que transformou o apostolado de associação de fiéis para um “serviço eclesial”, uma Obra Pontifícia, ligada juridicamente à Santa Sé.

 

 

O Encontro aconteceu num clima orante e os trabalhos em grupos contribuiu para o entrosamento dos participantes. Numa das noites se propôs o filme “Irmã Dulce” e na noite uma Adoração Eucarística silenciosa. A celebração da Eucaristia diária também muito contribui para a espiritualidade nesses dias. Além da partilha de experiências, os participantes fizeram um balanço das comemorações dos 175 anos do Apostolado, em Roma, no mês de junho e também da peregrinação do ícone do Sagrado Coração que em quase 150 dioceses do Brasil.

 

 

No final do Encontro foi escolhida uma Comissão, para continuar a redação do texto do Diretório, constituída por dez participantes, cinco padres e cinco leigos, que juntamente com o Diretor Nacional foram encarregados de terminar o texto que será aprovado em 2020. Além do Pe. Eliomar Ribeiro, os demais membros da Comissão são: os Diretores Pe. Vinícius Ferreira Afonso, diocese de Santo André-SP, Pe. Valson Sandes, arquidiocese de São Salvador-BA, Pe. Sydenando de Lima, diocese de Cajazeiras-PB, Pe. Ozeias Vieira dos Santos, diocese de Ozorio-RS. A Equipe de leigos coordenadores são Fábio Gobbo, arquidiocese de Botucatu-SP, Tânia Zimermann, arquidiocese de Florianópolis-SC, Célia da Costa e Silva, arquidiocese de Goiânia-GO, Louzanira de Oliveira, diocese de Iguatu-CE, Rodrigo Paschoal de Oliveira, diocese de Osasco-SP.

Por: Pe. Eliomar Ribeiro, SJ

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X