Artigos, Destaques, Notícias › 03/04/2024

Alegria que nasce do encontro vivo com o Ressuscitado

O Papa Francisco, no Regina Coeli, da última segunda-feira, nos anima a anunciar a Ressurreição de Jesus com a alegria das mulheres do Evangelho.

“Elas, diz o texto, saíram do sepulcro com “grande alegria” e “correram a dar a notícia aos discípulos” (v. 8). Esta alegria, que nasce precisamente do encontro vivo com o Ressuscitado, é uma emoção transbordante, que as impele a difundir e a contar o que viram.

Compartilhar a alegria é uma experiência maravilhosa, que se aprende desde a mais tenra idade: pensemos no jovem que tira uma boa nota na escola e não vê a hora de a mostrar aos pais, ou no jovem que obtém os seus primeiros sucessos desportivos, ou numa família em que nasce uma criança. Procuremos recordar, cada um de nós, um momento tão feliz que era até difícil expressá-lo com palavras, mas que quisemos contar imediatamente a todos!

Eis que as mulheres, na manhã de Páscoa, vivem esta experiência, mas de modo muito maior. Por quê? Porque a ressurreição de Jesus não é apenas uma notícia maravilhosa ou o final feliz de uma história, mas algo que muda completamente a nossa vida, transformando-a para sempre! É a vitória da vida sobre a morte, é a ressurreição de Jesus! É a vitória da esperança sobre o desânimo. Jesus rompeu a escuridão do sepulcro e vive para sempre: a sua presença pode encher tudo de luz. Com Ele, cada dia torna-se a etapa de um caminho eterno, cada “hoje” pode esperar num “amanhã”, cada fim um novo começo, cada instante é projetado para além dos limites do tempo, rumo à eternidade.

Irmãos e irmãs, a alegria da Ressurreição não é algo distante. Está muito perto, é nossa porque nos foi oferecida no dia do nosso Batismo. Desde então, também nós, como as mulheres, podemos encontrar o Ressuscitado e Ele, como elas, diz-nos: “Não tenhais medo!” (v. 10). Irmãos e irmãs, não renunciemos à alegria da Páscoa!

Como alimentar esta alegria? Como fizeram as mulheres: encontrando o Ressuscitado, pois Ele é a fonte de uma alegria que nunca se esgota. Apressemo-nos a procurá-lo na Eucaristia, no seu perdão, na oração e na caridade vivida! Quando é compartilhada, a alegria aumenta. Compartilhemos a alegria do Ressuscitado! E a Virgem Maria, que na Páscoa se alegrou com o seu Filho Ressuscitado, ajude-nos a ser suas alegres testemunhas”.

Renovo a todos os meus bons votos pascais e agradeço de coração a tantos que, de vários modos, transmitiram-me mensagens de proximidade e de oração. A estas pessoas, famílias e comunidades chegue o dom da paz do Senhor Ressuscitado. E gostaria que este dom da paz chegasse aonde é mais necessário: às populações exaustas devido à guerra, à fome, a todas as formas de opressão.

Papa Francisco

Vaticano, 01 de abril de 2024

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X