Artigos, Destaques, Notícias › 01/02/2018

AS TREVAS DA CORRUPÇÃO

O papa Francisco neste mês de fevereiro nos convida a rezar “por que aqueles que têm um poder material, político ou espiritual para não se deixem dominar pela corrupção” na sua intenção de oração confiada à Rede Mundial de Oração (Apostolado da Oração). Trata-se de alargar o coração com atitudes que mudem os modos fraudulentos de conquista de bens, prestígio e fama de tanta gente nos vários ambientes das sociedades. “A corrupção deve ser combatida com força. É um mal baseado na idolatria do dinheiro que fere a dignidade humana”, recorda o Papa.
De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), a corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social na atualidade. Todos os anos mais de 1 trilhão de dólares é pago em suborno, enquanto cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados pela corrupção, o equivalente a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial. Um estudo divulgado pela entidade Transparência Internacional, afirma que o Brasil fechou o ano de 2016 em 79º lugar entre 176 países no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Além do Brasil, estão empatados em 79º lugar Bielorrússia, China e Índia.
No ano passado, durante o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, o papa Francisco enviou um vídeo gravado por ele, afirmando que a esperança deve prevalecer, “sobretudo quando ao nosso redor as situações de desespero parecem querer nos desanimar. O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de que o amor manifestado na solidariedade e na partilha é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção. Não se deixem vencer pelo desânimo”, disse o papa, que repetiu a frase: “Não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus”.
Para o bispo de Ipameri, GO, dom Guilherme Werlang, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora da CNBB, a corrupção é moralmente um grande e gravíssimo pecado: “Uma pessoa que compactua e pratica a corrupção jamais poderá ser reconhecida como cristão ou cristã. Eticamente, a corrupção destrói qualquer sociedade”.
Dom Guilherme destaca ainda que “é preciso uma conscientização coletiva não só da corrupção que existe nos altos escalões da sociedade brasileira ou praticado por políticos, seja no Executivo, Legislativo ou no Judiciário. Temos que nos conscientizar que a corrupção começa com as pequenas desonestidades, desde a infância. Ela cresce, por exemplo, quando não exigimos nota fiscal. Quando queremos vantagens sobre pagamentos escondendo parte do valor. Quando fizermos a educação nova da honestidade e transparência aí podemos pensar em vencer a corrupção endêmica do Brasil”.

Para o papa Francisco “devemos falar da corrupção, denunciar seus males, compreendê-la para poder mostrar a vontade de fazer valer a misericórdia sobre a mesquinhez, a beleza sobre o nada”. “O que está na raiz da escravidão, do desemprego, do abandono dos bens comuns e da natureza? A corrupção gera um processo de morte que nutre a cultura da morte. A ambição do poder e do ter não conhece limites. A corrupção não se combate com o silêncio”… são perguntas e afirmações do Papa no Vídeo deste mês.
Vivemos no Brasil um período duro de julgamentos, falcatruas, mentiras, compadrios, subornos, violência etc, e tudo isso pode nos deixar desanimados, sem vislumbrar luz no fim do túnel. É importante não nos deixarmos abater por todo esse processo de podridão político-econômica que gera um fardo muito pesado sobretudo para os mais sofridos e pobres. Rezar é mudar o coração; por isso mesmo devemos intensificar nossas orações neste mês. Quem sabe ter presente na oração um corrupto concreto com nome e identidade e rezar por sua conversão!?

Fontes: CNBB, Rádio Vaticana, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ

1 Comentário para “AS TREVAS DA CORRUPÇÃO”

  1. maria raquel de vasconcelos disse:

    olha esse papa é realmente de Deus precisamos rezar muito para esse Brasil aja gente consciente para que não coloque mais gente corvarde desse tipo para gonverna o Brasil queremos um Brasil com um futuro sadio com gente boa

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X